PLR – Entenda as Licenças

O mercado online apresenta uma imensidão de produtos e serviços, e é comum que as pessoas desejem encontrar nele uma fonte de renda também. Afinal, o e-commerce apresenta um crescimento rápido e seu mercado fatura alto: segundo a projeção para 2023, da ABComm Forecast, mais de R$ 180 bilhões serão faturados somente no mercado brasileiro. Esses valores expressivos chamam a atenção de quem busca oportunidade de se lançar nesse mercado tão promissor.

É aqui que muitas pessoas se deparam com o termo “PLR”, do inglês “Private Label Rights” ou “Direitos Privados de Marca” e que no Brasil acabou por se traduzir em “Produto de Livre Revenda” por causa da natureza deste tipo de licença.

Mas atenção!

Nem todas licenças PLR são iguais e você precisa conhecer as particularidades de cada uma que deve vir junto com seu produto na hora da entrega, através de um Certificado de Licença, devidamente assinado pelo criador / desenvolvedor deste produto, num arquivo PDF anexo ou mesmo impresso, dependendo do tipo de produto adquirido.

Como funciona o PLR?

Para entender como funciona o PLR no Marketing Digital, é importante antes conhecer a diferença entre 3 tipos de licenças que muitas vezes as pessoas confundem e não conhecem:

Licença PLR (Private Label Rights):

Neste tipo de licença, o comprador possui os direitos de uso, modificação e revenda tanto do produto quanto da própria licença. Neste formato, o comprador pode agir como se fosse o criador do produto, pois a licença lhe confere todos os direitos sobre o item adquirido.

Licença RR (Resale Rights):

Neste tipo de licença, o comprador possui somente o direito de revenda do produto original sem alterações. Além disso, qualquer pessoa que comprar o produto revendido também poderá vendê-lo sob as mesmas condições e sem alterações.

Licença MRR (Master Resale Rights):

Neste tipo de licença, o comprador possui somente o direito de revenda do produto original. E nesse caso somente ele possui o direito de revender o produto após a compra da licença, o que lhe confere certo grau de exclusividade, uma vez que seus compradores não tem o direito de revender, mas apenas consumir o produto.

Assim, quando a pessoa for comprar algum produto PLR para revender, é importante prestar atenção para confirmar se o produto realmente é um PLR ou se enquadra em outro tipo de licença.

O ideal para quem deseja vender e fazer lançamentos, é comprar sob a licença PLR, pois isso permite realizar qualquer modificação no produto e com isso se diferenciar dos concorrentes.

Quais são os tipos de produto PLR?

Os produtos PLR podem ser em diversos formatos. O principal formato utilizado é o dos infoprodutos (produtos digitais).

Diferentemente dos produtos físicos, em que existe algo material, os infoprodutos, ou produtos digitais, são arquivos e materiais digitais que são utilizados e consumidos através de um computador, celular ou tablet.

Os exemplos mais comuns de infoprodutos no formato PLR que são comercializados são:

  • Ebooks
  • Cursos Online
  • Audiobooks
  • Softwares (planilhas, gráficos…)
  • Apps de celulares
  • Plugins

Com o crescimento deste mercado no Brasil, outros tipos de produtos tendem a surgir no Mercado usando as Licenças PLR ou derivadas, mas isso é assunto para outra matéria.

Quanto custa um PLR?

O preço de um PLR pode variar muito porque depende do formato, do tipo do material e do site onde você compra. Mas de maneira geral os produtos de PLR para revender são baratos e podem sem comprados a partir de U$5 dólares.

Assim é possível criar uma estratégia de comprar vários produtos PLR sobre o mesmo assunto e criar uma material próprio mais completo ao invés de simplesmente comprar um produto só e revender.

Como vender PLR?

Para conseguir vender seus produtos PLR você vai precisar de 3 coisas:

  1. Uma oferta
  2. Fontes de tráfego
  3. Site e plataforma de entrega do material

Oferta

Na oferta, você vai precisar criar uma mensagem de vendas, ou seja, você vai precisar mostrar e convencer as pessoas de que o seu produto pode ajudar elas a resolver algum problema ou atender algum desejo.

Essa mensagem de vendas basicamente é feita através do uso do copywriting, ou seja, da escrita persuasiva.

Essa escrita persuasiva pode ser apresentada em uma Vídeo Sales Letter (VSL) ou em uma TSL (Text Sales Letter). A VSL nada mais é do que um vídeo de vendas com sua mensagem de oferta e a TSL nada mais é do que uma página na internet com todas as informações da sua mensagem em formato de texto.

Fontes de tráfego

Você vai precisar mostrar o seu produto para pessoas que possivelemten tem interesse nele.

Isso é feito através do que é conhecido no Marketing Digital como tráfego, ou seja, fluxo de pessoas.

Existem diversas fontes de tráfego que podem ser utilizadas e exploradas para divulgar um produto PLR.

As principais fontes de tráfego que podem ser utilizadas são:

  1. Tráfego Pago
  2. Tráfego Orgânico
  3. Influencers

1) Tráfego Pago

O tráfego pago é a utilização dos anúncios online para divulgar o produto. Esses anúncios online são feitos nas principais plataformas de anúncios online: Facebook Ads e Google Ads.

2) Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é a utilização da produção de conteúdo relevante para divulgar o produto. Esse conteúdos são produzidos nas principais redes sociais e mecanismos de buscas que as pessoas utilizam: Facebook, Instagram, Google e Youtube.

3) Influencers

O tráfego de influencers é a utilização de parcerias com influencers para a divulgação do produto. Essa divulgação realizada pelos influencers normalmente é feita nas principais redes sociais: Facebook, Instagram,  Youtube e TikTok.

Site e Plataforma de entrega do material

Para poder vender seu PLR, você precisará de um site e uma plataforma de pagamento e entrega do material.

Um site, para poder colocar a sua oferta e gerar o tráfego na internet.

E uma plataforma de compra e entrega do material para quem se interessar pelo seu produto e comprá-lo.

Atualmente as principais plataformas que podem ser utilizados para divulgar e vender seus produtos PLR prontos são:

  1. Kiwify
  2. Hotmart
  3. Eduzz  
  4. Monetizze

Vale a pena trabalhar com PLR?

Sem dúvida nenhuma vale a pena trabalhar com PLR no Marketing Digital.

Hoje em dia muitas pessoas estão ganhando muito dinheiro na internet com a venda de produtos PLR porque é uma forma fácil de começar no Marketing Digital.

Você não precisa ser uma autoridade ou especialista em algum assunto, basta comprar os materiais corretos, criar o seu próprio produto e vender ele utilizando as principais redes sociais (Facebook e Instagram) e mecanismos de busca (Google e Youtube).

Conclusão

Bem, espero ter contribuído com você nessa sua pesquisa sobre PLR Marketing Digital e que agora você tenha um entendimento mais amplo sobre PLR.

Você agora já sabe que trabalhar com PLR no Marketing Digital é uma das maneiras mais fáceis e rápida de começar a ganhar dinheiro na internet.

Obrigado por ler e nos vemos no próximo.

Até lá.

1 de setembro de 2023 12:14